China inicia obras de sua primeira cidade totalmente coberta por árvores

A cidade também foi planejada para ser totalmente autossuficiente em energia. | Foto: Stefano Boeri Architetti

O Plano Diretor de Stefano Boeri Architetti para uma nova cidade verde que combate a poluição do ar já está em construção na China. A Liuzhou Forest City é a primeira cidade-floresta do mundo onde escritórios, casas, hotéis, hospitais e escolas serão inteiramente cobertos por verde de plantas e árvores.

Uma vez concluída, a nova cidade acolherá 30 mil pessoas, absorverá quase 10 mil toneladas de CO2 e 57 toneladas de poluentes por ano, produzindo aproximadamente 900 toneladas de oxigênio.

A cidade-floresta de Liuzhou será construída no norte de Liuzhou, na região montanhosa de Guangxi, na parte sul da China, em uma área que cobre 175 hectares ao longo do rio Liujiang.

A nova cidade verde será conectada a Liuzhou através de uma linha de trem elétrica e uma avenida expressa totalmente pensada para veículos elétricos. Além disso, a cidade abrigará várias áreas residenciais, espaços comerciais e recreativos, duas escolas e um hospital.

Liuzhou Forest City foi planejada para ser totalmente autossuficiente em energia. Ela utilizará energia geotérmica para o sistema de aquecimento e condicionamento do ar no interior dos edifícios e painéis solares sobre as coberturas para a geração de energia renovável.

Pela primeira vez na China e no mundo, um assentamento urbano inovador combinará o desafio da autossuficiência energética e do uso de energia renovável com o desafio de aumentar a biodiversidade e efetivamente reduzir a poluição do ar nas áreas urbanas graças à multiplicação de superfícies vegetais e biológicas urbanas.

Logo após o sucesso da Vertical Forest em Milão – que será replicado em muitas outras partes do mundo e na China em Nanjing, Xangai e Shenzhen – com o projeto da Cidade da Floresta de Liuzhou, Stefano Boeri Architetti continua suas pesquisas para uma nova geração de arquiteturas e ambientes urbanos que enfrentam mudanças climáticas, propondo novos modelos para o futuro do nosso planeta.

A Liuzhou Forest City deve ficar pronta em 2020.

Autor: Ciclo Vivo