Forum Mundial de Engenharia – realizado em Ljubljana, Eslovênia

Participaram do evento Fórum Mundial de Engenharia, aproximadamente 500 profissionais de mais de 60 países dos cinco continentes, que concordaram entre outras coisas de que existe uma necessidade urgente para a sociedade de se alcançar projetos e construções sustentáveis de edifícios e de infraestrutura para atender às necessidades de bem estar humano e proteção ambiental.

Foi editada uma “Declaração de Liubliana” afirmando que a WEFO World Federation of Engineering Organizations e seus membros estão prontos, dispostos e capazes de contribuir com a sua experiência, criatividade e dedicação para oferecer os elementos desta Declaração. Concluíram que a Declaração com um desejo, dirigida a líderes mundiais, para envolver a Comunidade Mundial da Engenharia como parceiro de pleno direito na resolução desses problemas complexos, como evoluir para um planeta sustentável.

Foi solicitado às entidades membros que divulgassem a Declaração em seus sites e nos sites de suas filiadas para que muitos engenheiros e habitantes do planeta tomassem conhecimento o quanto possível.

Anexo à presente mensagem colocamos o texto original em PDF e uma tradução livre que fizemos para o português.

Paralelamente ao evento tivemos oportunidade de sermos convidados a participar de duas reuniões muito importantes para a FEBRAE.

A primeira foi o 5º Encontro de Presidentes das Organizações de Engenharia da Europa, onde também presidentes de outras organizações da engenharia (Austrália, China, EEUU, Canadá, Koreia, Japão) também participaram. Durante a reunião, foi apresentada a visão da ECCE (European Council of Civil Engineers) sobre a mobilidade de engenheiros na Europa e no mundo, incluindo exibição do documento de reconhecimento profissional em estudo para implantação na Europa dentro de alguns meses.

A outra reunião, a convite do presidente da WEFO senhor Adel El Kharafi (Kwait), com a delegação brasileira, para demonstrar sua admiração pelo nosso país e apresentou formas de cooperação entre a WEFO e a FEBRAE para o desenvolvimento técnico de engenheiros de todo o mundo.

Atenciosamente

Edemar de Souza Amorim

arqnot7096.pdf

arqnot27096.pdf