Notícias

Livro - Desglobalização - Crônica de um mundo em mudança

Autor - Marcos Troyjo. Exemplar disponível na biblioteca do Instituto de Engenharia

Por Linkedin

Publicado em 14 de junho de 2017
Controlar tamanho de fontes:

O livro reúne contribuições do diplomata, economista e cientista social Marcos Troyjo para compreender o caráter a um só tempo evolutivo e truncado do fenômeno da globalização.

As ideias contidas nesse livro mostram a crise da "globalização profunda". Esta, viabilizada com o final da Guerra Fria, se orientava pelos valores da economia de mercado e da democracia representativa, pela proeminência dos EUA, a ascensão da Ásia capitaneada pelo Japão e Tigres Asiáticos e a lógica da integração econômica e política regional, cujo exemplo maior era a União Europeia.

Com a derrocada do Lehmann Brothers em 2008 e o início da "Grande Recessão", passamos a correr um "risco de desglobalização" – Ocidente em xeque, EUA em crise existencial, a emergência da hipercompetitividade da China e um renascimento do Estado-Nação como ator dominante da cena global. Vigora então uma lógica do "cada-um-por-si", em que países e empresas reestruturam suas estratégias em ações mais protecionistas e individualizadas. Marcos Troyjo nos leva a refletir sobre o que tudo isso significa para uma melhor inserção do Brasil no cenário global.

 

Patrocinados

Comente no Facebook

Comente no IE
0 Comentários

obrigatório

obrigatório

 


Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você